Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

“Return Box”: alunos da turma B2.5 da EB n.º 2 da Moita criam cartaz para concurso de reciclagem de canetas

Agrupamento | 29/06/2026

A turma B2.5 da EB n.º 2 da Moita participou no desafio “Return Box”, do programa Eco-Escolas, em parceria com a marca edding, que visa sensibilizar as escolas para a reciclagem de canetas e marcadores usados.

Orientados pela coordenadora do Eco-Escolas, os alunos criaram um cartaz ilustrado onde imaginam uma “fábrica” que dá nova vida às canetas gastas, com o slogan “Reciclar hoje, garantir amanhã!” e a mensagem “Pequenas atitudes, grandes mudanças!”. O trabalho informa a comunidade escolar de que a Return Box está disponível na sala dos professores, ponto onde podem ser entregues canetas, marcadores, já sem utilidade.

A Return Box é uma caixa de recolha distribuída pela edding às escolas inscritas na rede Eco-Escolas: os materiais recolhidos são reciclados e reaproveitados na produção de novos marcadores.

Esta atividade enquadra-se em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente:

ODS 4 Educação de Qualidade, ao promover a educação ambiental e a consciência ecológica desde os primeiros anos de escolaridade;

ODS 12 Produção e Consumo Sustentáveis, ao incentivar a reciclagem e a economia circular, dando nova vida a materiais em fim de vida útil;

 ODS 13 Ação Climática, ao reduzir o desperdício e a pegada ecológica associada à produção de novos materiais escolares;

ODS 17 Parcerias para a Implementação dos Objetivos, através da colaboração entre a escola, o programa Eco-Escolas e a empresa edding.

Com esta iniciativa, a turma B2.5 reforça, junto de toda a escola, a importância da reciclagem e do desenvolvimento sustentável no dia a dia.

Oferta Formativa 2026/2027 (em actualização)

Cursos Profissionais:
Técnico/a de Animação e Mediação Comunitária*
Técnico/a de Desporto*
Técnico/a de Turismo*
Técnico/a de Sistemas de Computação e Redes*
Técnico/a de Desenvolvimento de Software*
Técnico/a de Gestão e Administração*
*A aguardar homologação da EDuQA

Garanta o seu lugar no curso que definirá o seu futuro!

Pré-inscrição disponível aqui

 

 

 

 

Cursos Científico-Humanísticos:
Artes Visuais
Ciências Socioeconómicas
Ciências e Tecnologias
Línguas e Humanidades

Uma opção com cabeça e coração!

Cursos em funcionamento 2025/2026

Arquivo